terça-feira, 24 de novembro de 2009

Dnj Diocese de Ipameri

DNJ em Caldas Novas

A reflexão sobre o Extermínio da Juventude foi o palco das discussões do Dia Nacional da Juventude, que este ano na Diocese de Ipameri aconteceu nas paróquias. Em Caldas Novas, fizemos um caminho que perpassou o dia 25 de Outubro, porque acreditamos que o DNJ – Dia Nacional da Juventude, é mais que um dia de atividades é um processo de reflexão e conscientizaçã o.

Preparação na Base

Jovens em diferentes lugares se reuniram em pequenos grupos para trabalhar o material preparatório em três encontros: 1) Juventude, violência e exclusão social. 2) Extermínio da Juventude. 3) Jovens construtores da Paz e da Justiça.

Visitas aos Colégios

Jovens do Grupo de Base, da Comunidade Divino Pai Eterno, visitaram o período noturno do Colégio Dom Pedro II e Supletivo, alem do Programa Pro Jovem. Fomentando a discussão e convidando para participar das atividades do dia 25 de Outubro.

Véspera do DNJ

No dia 24 de Outubro, nos reunimos na Comunidade Divino Pai Eterno, para celebrar a partir da experiência do Oficio Divino da Juventude, uma Celebração de Vigília, um clima místico e pascal, tomou conta deste momento, tornando-o inesquecível para alguns jovens.

Nesta oportunidade também assistimos alguns trechos do filme Ônibus 174, e discutimos sobre ele.

DIA Nacional da Juventude

Neste dia, reunidos na Comunidade Divino Pai Eterno, realizamos uma tarde de atividades, com muita musica, dança, rodas de conversa, apresentações, balões e amendoim doce.

Viva a juventude, em Marcha contra a Violência, na luta pela vida... A JUVENTUDE QUER VIVER, BASTA DE MORTE QUEREMOS VIDA.

João Paulo Pucinelli

Assessor Paroquial da Pastoral da Juventude

Pastoral da juventude Nacional.


Novembro - 2009, mês dedicado à resistência do povo negro.

“Agradeço o empenho de tantas vozes dispersas até agora! Vamos juntos/as gritar, girar o mundo. Chega de violência e extermínio de jovens!” (Pe. Gisley Azevedo).

Queridos/as companheiros/as de caminhada,

As Pastorais da Juventude do Brasil, (Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude Estudantil, Pastoral da Juventude Rural e Pastoral da Juventude do Meio Popular), reunidas na 15ª Assembléia Nacional em 2008, Brasília - DF, assumiram como bandeira de luta prioritária a defesa da vida da juventude, atitude que vem culminar na Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens.

Estima-se que no período de 2006 a 2012 serão totalizadas 33 mil mortes de jovens por assassinato, de acordo com dados de uma pesquisa sobre violência contra adolescentes publicada em 21/07/09 pelo Observatório de Favelas. A ONU (Organização das Nações Unidas) já nos alertou que é na faixa etária de 15 a 24 anos que se sofrem mais agressões físicas, sendo os/as jovens negros/as os/as mais agredidos/as. Segundo o Mapa da Violência dos Municípios Brasileiros de 2008 os homicídios tiveram um aumento de 20% no país, índice maior que o próprio crescimento populacional.

Neste sentido a Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens só ganhará força se abraçada por todos e todas em suas comunidades locais, em um trabalho em rede que pretende debater e sensibilizar a sociedade e o poder público, sobre a morte que os/as jovens têm sofrido todos os dias, nas diferentes realidades do Brasil. Não podemos nos calar diante deste quadro de morte, ao contrário nossos grupos de jovens, as pessoas que lutam e sonham pelo o Reino de Deus, são convocados/as a denunciar toda essa exclusão.

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2009, no Encontro Nacional de Fé e Política, em Ipatinga – MG, haverá o lançamento oficial desta Campanha. Nestes dias, queremos estar irmanados/as em uma grande corrente, rezando pelos frutos deste trabalho. Como um de nossos gestos concretos, pedimos que ao menos um representante por grupo de jovens, os/as companheiros/ as militantes e todos/as que apóiam essa idéia, entrem no site da Pastoral da Juventude Nacional (www.pj.org.br) no dia 29 de Novembro, data na qual será lançada oficialmente a Campanha, deixando um recado de incentivo à campanha.

E quais são os outros caminhos? Como podemos assumir a Campanha Nacional? Nesse momento, em que nossos grupos de jovens, paróquias, dioceses e regionais estão fazendo os seus planejamentos queremos chamar a atenção para que a Campanha Nacional contra o Extermínio de Jovens possa, de fato, ser abraçada nos calendários de 2010.

Serão disponibilizados no site da PJ alguns roteiros do Ofício Divino, que farão memória à vida de Padre Gisley, todo dia 15 de cada mês. Ele foi um dos grandes incentivadores desta luta e por isso vamos nos organizar para rezá-lo em nossos grupos pastorais a partir do fim de semana do lançamento da Campanha, em espírito de comunhão.

Está em fase de elaboração o texto – base para estudo, o site nacional da Campanha contra o Extermínio de Jovens, a arte para ser trabalhada em cartazes e folderes e a grande marcha nacional em 2011 que visa ampla participação dos/as jovens das pastorais da juventude e parceiros. São expectativas que nos estados, se realizem marchas locais, debates, seminários, dentro outras atividades que contemplem o tema.

Na certeza que Maria, mãe peregrina, acolhe nossas dores e nos acompanha nesta causa, rogamos a ela as bênçãos para que nossos sonhos de paz verdadeira sejam efetivados.

“Meu pedido é que me conceda a vida, e o meu desejo é a vida do meu povo” (Ester 7,3)

Coordenação Nacional da Pastoral da Juventude - CNPJ

Comissão Nacional de Assessores da Pastoral da Juventude - CNAPJ

Maiores informações:

Felipe da Silva Freitas

Referência da PJ na Campanha Contra o Extermínio da Juventude

Tel.: (75) 8811-7861

fsfreitas_13@ yahoo.com.br

fsfreitas13@ hotmail.com (msn)

Dia Nacional da Juventude na Forania Rainha da Paz.

Seis paróquias do Vicariato Oeste, que compõem a Forania Rainha da Paz, realizam o Dia Nacional da Juventude (DNJ), no dia 8 de novembro, no Salão Paroquial da Paróquia Santa Luzia, na Vila Novo Horizonte. São esperados 200 jovens e o tema central do encontro é “Juventude em marcha contra a violência”. As atividades começam pela manhã, com apresentações artísticas, brincadeiras e apresentações de grupos de skatistas.

Às 15 horas haverá mais eventos culturais e artísticos, além de palestras e testemunhos sobre a temática central, os jovens e a violência. Haverá testemunho de jovens e de familiares de jovens vítimas de violência. O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Mauro Rubem (PT) também conversará com os jovens.

Cultura da Paz

Segundo a jovem da Paróquia Nossa Senhora da Boa Esperança, Ana Rita de Castro, o encontro segue a reflexão proposta pelo DNJ e tematiza a luta pela paz. “É preciso que a sociedade modifique a visão que tem do jovem, nem como vítima e nem produtor da violência”, destaca.

A Forania Rainha da Paz é formada pelas paróquias Nossa Senhora da Boa Esperança, São Vicente Pallotti, Rainha dos Apóstolos, Nossa Senhora Rainha da Paz, Santa Luzia e Jesus, Maria e José. Mais informações podem ser obtidas com Carlos Marcelo, pelo telefone (62) 8408-7677.

Pastoral da Juventude, da Diocese de Ipameri, “na trilha dos Grupos de Jovens”

Com participação de treze jovens, das cidades de Pires do Rio, Campo Alegre, Ipameri e Caldas Novas, aconteceu no ultimo final de semana, dias 21 e 22 de Novembro, no Centro de Formação da Diocese de Ipameri, a capacitação do material: “Na Trilha do Grupo de Jovens – Como Vivenciar a Fé e a Mística no Grupo de Jovens”.
Este foi o ultimo encontro do projeto da Pastoral da Juventude da Diocese de Ipameri, de nos anos de 2008 e 2009, capacitar animadores/as para os grupos de jovens da PJ. Varias atividades foram realizadas ao longo desse periodo, dentre elas a capacitação da coleção Na Trilha dos Grupos de Jovens (em três etapas), o Curso de Dinamicas para Lideres, as Escolas de Animadores/as da PJ,e etc.
Esta etapa contou com a coordenação de Aliny Gomes Silva e Sérgio Eduardo e assessoria de João Paulo Pucinelli (ex-coordenador diocesano da PJ). Percoremos um caminho, que trazia trilhas e pontos, assim como propõe o material. No sabado pela manhã, fizemos um diagnostico da caminhada dos grupos e uma analise de conjuntura, a tarde estudamos sobre a Formação Integral com destaque a Dimenasão Mistica e visitamos o lugar biblico da Samaria, percebendo quais cheiros, sabores, atitudes, esse lugar nos inspira.
No sábado à noite, os/as participantes fizeram uma festa em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, com muita dança, canto, comida, memória, risos, choros, batuques e violas.
No domingo, aprofundamos o encontro de Jesus com a Samaritana, e a historia do Samaritano. Em seguida desconstruimos um ponto (encontro), da trilha, e refletimos sobre o metodo, e como ele ajuda a termos clareza do todo. Encerramos a capacitação com um culto dominical da palavra, presidido pelos proprios jovens.
Coordenação Diocesana da Pastoral da Juventude
Diocese de Ipameri