quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A Juventude quer viver!

REUNIÃO DA CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA E O EXTERMÍNIO DE JOVENS - PJB



Entre os dias 28 e 30, na Casa de Encontros Patronato São José, em Salvador – BA, aconteceu a Reunião da Coordenação Nacional da Campanha contra a violência e o extermínio de jovens, que vem sendo promovida pelas Pastorais da Juventude do Brasil em todo o país. Trata-se de um esforço coletivo da Pastoral da Juventude, Pastoral da Juventude do Meio Popular, Pastoral da Juventude Estudantil e Pastoral da Juventude Rural, no sentido de denunciar a violência contra a juventude e anunciar formas de resistência política coletiva e de construção de saídas para construção de um mundo de paz.

A reunião foi precedida pelo encontro dos secretário nacionais e regionais das Pastorais da Juventude e dos assessores nacionais do Setor Juventude, o Pe. Wandinho e o Pe. Sávio, que vem interinamente assumindo essa tarefa desde o falecimento do Pe. Gisley, que já há dois anos exercia essa atividade, discutindo conjuntamente a caminhar articulada das pastorais juvenis da Igreja do Brasil

O Encontro, que contou com a presença de 13 pessoas vindas de todas as regiões do país, deu continuidade ao processo iniciado em maio na cidade de Guararema, SP, aprofundando questões referentes a vida da juventude e aprimorando o planejamento produzido durante o Seminário Nacional.

Entre os encaminhamentos mais importantes da Reunião, os jovens decidiram realizar em novembro de 2009, em parceria com o Encontro Nacional de Fé e Política, um ato de lançamento da campanha que pretende mobilizar jovens de todo o país e articular as organizações da sociedade civil no sentido de realizar, em 2011, uma grande Marcha Nacional contra a violência e em defesa da vida da juventude, demonstrando a força da articulação popular e indicando lutas concretas pela unidade em torno de outro modelo de segurança pública.

Além desse lançamento, os jovens reunidos em Salvador elaboraram ainda a publicação de um texto base referencial, que subsidie na base o debate sobre segurança pública, apresentando a realidade de extermínio da juventude e indicando sugestões para a construção de alternativas na base.

O encontro foi encerrada com uma visita pontos turísticos da cidade de Salvador, coordenada por Hildete Emanuele, Secretária Nacional da Pastoral da Juventude, que foi a responsável pela recepção e hospedagem dos membros da coordenação da campanha, que além dos coordenadores das PJs, conta com a presença de Felipe Freitas (BA), pela Pastoral da Juventude, Neyl Santos (PE), pela Pastoral da Juventude do Meio Popular, Adriano Almeida (GO), pela Pastoral da Juventude Rural e Ana Marcela Terra (RJ), pela Pastoral da Juventude Estudantil.

A próxima reunião da Campanha será em novembro na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.


Felipe da Silva Freitas
Cel.: (75) 8811-7861

fsfreitas_13@yahoo.com.br
fsfreitas13@hotmail.com (msn)


sábado, 26 de setembro de 2009

PJ na Diocese de Jataí

Reunião Diocesana da PJ foi um sucesso...

Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar.”
Jorge Trevisol


Nos dias 18 e 19 de Julho de 2009 aconteceu em Jataí a Reunião Diocesana da PJ que contou com a participação de coordenadores/as e assessores/as da PJ de Paróquias dos Distritos Centro, Leste e Noroeste e do assessor diocesano do Setor Juventude: Pe. Vicente Duarte.Metodologicamente a reunião dividiu-se em três grandes blocos: Ver, Julgar e Agir.
O Bloco Ver por sua vez foi dividido em dois momentos: No primeiro a assessora Neusa Mamede (ex-coordenadora diocesana da PJ) fez um resgate histórico da caminhada da PJ na Diocese de Jataí/GO e no segundo momento se realizou um levantamento da realidade da PJ na diocese. Este segundo momento foi assessorado por Karlos Cabral (ex-coordenador diocesano da PJ) e Alessandro Araújo (assessor da PJ da Diocese de Jataí).
No bloco Julgar os/as participantes da reunião, assessorados por Karlos e Alessandro, construíram uma analise de conjuntura, para perceber como esta influencia no trabalho que a PJ desenvolve junto à juventude.
Em seguida o jovem Luis Duarte (Coordenação Nacional da PJ) trabalhou com os presentes: o Projeto de Revitalização da PJ convocado pelo CELAM; a organização da PJ na América Latina; os projetos da Coordenação Nacional da PJ e os Projetos da Coordenação da PJ do Regional Centro-Oeste. Com essa fala se iniciou o bloco Agir, onde se projetou os caminhos da PJ na diocese, se firmou sua organização (onde ficou decidido que de três em três anos haverá assembléia diocesana da PJ e que nos anos em que não houverem assembléia haverá Reunião Ampliada da PJ da Diocese) e onde se definiu uma equipe diocesana de articulação da PJ, composta por: Luis Duarte, Ângela, Murilo, Bruna, Rosana, D. Vinicius,OSB e Gedeone, e uma equipe colegiada de assessoria da PJ na diocese, composta por: Eudilia, Ir. Ana Paula, Alessandro Araújo, Hellen Silva, Karlos Cabral, Neusa Mamede Pe. Vicente, Pe. Mauro, Pe. Luismar e D. Vinicius, OSB.
Na ocasião da reunião Pe. Vicente – Assessor Diocesano do Setor Juventude pediu o apoio da PJ, recebendo apoio da mesma e se comprometeu a ajuda-la.
Na reunião firmou-se a realização de uma Reunião Ampliada da PJ da diocese no mês de janeiro de 2010 que terá como tema central o Documento 85 da CNBB: Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais.
Durante a reunião foram muito ricos os momentos orantes / celebrativos onde fizemos memória de Pe. Gisley (assessor nacional do Setor Juventude e grande defensor da Juventude assassinado dia 15/06/2009) e a união e interação dos presentes na reunião.

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Prêmio Betinho - Atitude Cidadã

A Coordenadora da Casa da Juventude Pe. Burnier, Carmem Lúcia Teixeira, foi indicada ao Prêmio Betinho - Atitude Cidadã, que busca valorizar pessoas que praticam no dia-a-dia a luta contra as injustiças e a promoção da cidadania.
O Prêmio, lançado em 2008, quer dar rosto, voz e reconhecimento a quem participa ativamente da comunidade onde vive e acredita que cada um/a – a seu jeito – pode fazer a sua parte para construir um Brasil melhor e mais justo. O Prêmio também quer ser um estímulo para que todos/as encontrem sua forma de participação.

Processo de seleção
A seleção acontecerá até 16 de outubro e será feita através de votação na página virtual (www.coepbrasil.org.br/premiobetinho). A pessoa que obtiver mais votos na região ou município receberá o Prêmio Betinho Atitude Cidadã.
Em cada município listado no site, a Rede COEP e Organizações parceiras indicam 03 pessoas para participarem do Prêmio, a partir de iniciativas desenvolvidas localmente. Os/as indicados/as nos municípios de uma mesma região concorrem a um Prêmio regional. Por isso, para votar, deverá ser feita a seleção da localidade da pessoa indicada. (Exemplo: A Carmem está na região centro-oeste, no município de Goiânia).
fonte: www.casadajuventude.org.br

Rodas de Conversa: A Juventude quer Viver

Nos dias 28 a 30 de agosto, em Caldas Novas, foram realizadas duas Rodas de Conversa "A Juventude Quer Viver", organizadas pela Pastoral da Juventude e pela Casa da Juventude Pe. Burnier.
No dia 28 de agosto, no Centro de Treinamento de Líderes da Paróquia Nossa Senhora das Dores, aconteceu a primeira roda com o objetivo de formar multiplicadores/as da metodologia da mesma. Estiveram presentes 13 pessoas entre educadores/as e jovens lideranças dos grupos da cidade. O primeiro momento foi de vivência e depois de compreensão da metodologia “desmontar a roda” para entender os passos que foram dados e como os/as facilitadores/as poderão replicar a experiência nos ambientes vitais onde estão e vivem os/as jovens.
O dia 29 foi reservado para visita aos projetos sociais com adolescentes e jovens. Conhecemos a proposta do Centro Juvenil e do trabalho que está sendo desenvolvido com várias parcerias, na paróquia Bom Pastor, sob a coordenação de Ir. Elisa, dominicana.
No dia 30, pela manhã, João Paulo, Carla e Ricardo retomaram a roda de sexta-feira, avaliando cada passo para preparar a Roda com jovens realizada pela tarde, das 13h às 16h. Estiveram presentes 14 participantes. O grupo elencou as questões sobre ser jovem hoje, com suas alegria, tristezas e medos.
A experiência da roda nos ensinou que a escuta da juventude contribui para compreender desde o lugar dos/as jovens às questões centrais. Percebemos que não há outra forma para quem quiser fazer um caminho com este grupo.
Carmem Lucia Teixeira
Coordenadora Geral da Casa da Juventude Pe. Burnier