sábado, 26 de setembro de 2009

PJ na Diocese de Jataí

Reunião Diocesana da PJ foi um sucesso...

Se a juventude viesse a faltar o rosto de Deus iria mudar.”
Jorge Trevisol


Nos dias 18 e 19 de Julho de 2009 aconteceu em Jataí a Reunião Diocesana da PJ que contou com a participação de coordenadores/as e assessores/as da PJ de Paróquias dos Distritos Centro, Leste e Noroeste e do assessor diocesano do Setor Juventude: Pe. Vicente Duarte.Metodologicamente a reunião dividiu-se em três grandes blocos: Ver, Julgar e Agir.
O Bloco Ver por sua vez foi dividido em dois momentos: No primeiro a assessora Neusa Mamede (ex-coordenadora diocesana da PJ) fez um resgate histórico da caminhada da PJ na Diocese de Jataí/GO e no segundo momento se realizou um levantamento da realidade da PJ na diocese. Este segundo momento foi assessorado por Karlos Cabral (ex-coordenador diocesano da PJ) e Alessandro Araújo (assessor da PJ da Diocese de Jataí).
No bloco Julgar os/as participantes da reunião, assessorados por Karlos e Alessandro, construíram uma analise de conjuntura, para perceber como esta influencia no trabalho que a PJ desenvolve junto à juventude.
Em seguida o jovem Luis Duarte (Coordenação Nacional da PJ) trabalhou com os presentes: o Projeto de Revitalização da PJ convocado pelo CELAM; a organização da PJ na América Latina; os projetos da Coordenação Nacional da PJ e os Projetos da Coordenação da PJ do Regional Centro-Oeste. Com essa fala se iniciou o bloco Agir, onde se projetou os caminhos da PJ na diocese, se firmou sua organização (onde ficou decidido que de três em três anos haverá assembléia diocesana da PJ e que nos anos em que não houverem assembléia haverá Reunião Ampliada da PJ da Diocese) e onde se definiu uma equipe diocesana de articulação da PJ, composta por: Luis Duarte, Ângela, Murilo, Bruna, Rosana, D. Vinicius,OSB e Gedeone, e uma equipe colegiada de assessoria da PJ na diocese, composta por: Eudilia, Ir. Ana Paula, Alessandro Araújo, Hellen Silva, Karlos Cabral, Neusa Mamede Pe. Vicente, Pe. Mauro, Pe. Luismar e D. Vinicius, OSB.
Na ocasião da reunião Pe. Vicente – Assessor Diocesano do Setor Juventude pediu o apoio da PJ, recebendo apoio da mesma e se comprometeu a ajuda-la.
Na reunião firmou-se a realização de uma Reunião Ampliada da PJ da diocese no mês de janeiro de 2010 que terá como tema central o Documento 85 da CNBB: Evangelização da Juventude: Desafios e Perspectivas Pastorais.
Durante a reunião foram muito ricos os momentos orantes / celebrativos onde fizemos memória de Pe. Gisley (assessor nacional do Setor Juventude e grande defensor da Juventude assassinado dia 15/06/2009) e a união e interação dos presentes na reunião.

Um comentário:

  1. Eu apareci na foto!!
    Agora que eu ví!!
    Pejoteiro hoje e sempre!!
    Murilo Ribeiro.

    ResponderExcluir