sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Rodas de Conversa: A Juventude quer Viver

Nos dias 28 a 30 de agosto, em Caldas Novas, foram realizadas duas Rodas de Conversa "A Juventude Quer Viver", organizadas pela Pastoral da Juventude e pela Casa da Juventude Pe. Burnier.
No dia 28 de agosto, no Centro de Treinamento de Líderes da Paróquia Nossa Senhora das Dores, aconteceu a primeira roda com o objetivo de formar multiplicadores/as da metodologia da mesma. Estiveram presentes 13 pessoas entre educadores/as e jovens lideranças dos grupos da cidade. O primeiro momento foi de vivência e depois de compreensão da metodologia “desmontar a roda” para entender os passos que foram dados e como os/as facilitadores/as poderão replicar a experiência nos ambientes vitais onde estão e vivem os/as jovens.
O dia 29 foi reservado para visita aos projetos sociais com adolescentes e jovens. Conhecemos a proposta do Centro Juvenil e do trabalho que está sendo desenvolvido com várias parcerias, na paróquia Bom Pastor, sob a coordenação de Ir. Elisa, dominicana.
No dia 30, pela manhã, João Paulo, Carla e Ricardo retomaram a roda de sexta-feira, avaliando cada passo para preparar a Roda com jovens realizada pela tarde, das 13h às 16h. Estiveram presentes 14 participantes. O grupo elencou as questões sobre ser jovem hoje, com suas alegria, tristezas e medos.
A experiência da roda nos ensinou que a escuta da juventude contribui para compreender desde o lugar dos/as jovens às questões centrais. Percebemos que não há outra forma para quem quiser fazer um caminho com este grupo.
Carmem Lucia Teixeira
Coordenadora Geral da Casa da Juventude Pe. Burnier

Nenhum comentário:

Postar um comentário