domingo, 10 de janeiro de 2010

Seminario de Puebla

DE LAVAR A ALMA

Luis Duarte

Segue abaixo, com meu jeito, uma pequena partilha do Seminário de Puebla, do qual tive a oportunidade de participar. As coisas boas não podem ficar só com a gente.

Antes da Abertura oficial do Seminário, algo muito forte e bonito é o ROSTO de cada um/a que chegava para o Seminário. Depois vinham os abraços, os sorrisos, a acolhida, o carinho e a presença de cada um/a.

Primeiro dia

O primeiro dia do seminário foi marcado por uma celebração de abertura, onde fomos convidados/as a fortalecermos a opção preferencial pelos pobres e pelos/as Jovens. Muito bonito ver a alegria, o entusiasmo e a mística do Seguimento de Jesus que marca profundamente e perpassou todo o seminário.

Segundo dia

O segundo dia se inicia com uma missa presidida por D. Eduardo, bispo referencial da juventude na CNBB. Foi um dia marcado pela memória, pela escuta (principalmente a escuta) e pela celebração da Vida que rompe com a morte e pela Vigília.

“O sol nasceu...”

Na parte da manhã, em três Tendas (grupos) nos colocamos a ouvir, escutar e acolher a juventude, isto é, de como a Igreja e nós acolhemos a juventude nestes trinta anos. Foram muito marcantes os depoimentos de cada um/a dos que falaram da acolhida da Igreja à juventude, a partir de sua própria Vida. Entre todas as falas, a Tábata (da Pastoral da Juventude Estudantil) fez um fala espetacular, belíssima, de mistério e seguimento a Cristo sem tamanho.
A partir da fala dos/as jovens um "especialista" em juventude nos alargava a visão sobre os gritos e os clamores da juventude e de como a Igreja acolhe esses clamores. A partir da fala dos/as jovens e do especialista, houve um debate de todo os participantes das três Tendas.

“Um novo dia”

A parte da tarde do sábado se dividiu em dois grandes momentos:

a) * Memória do Caminho da opção pela juventude, - a partir da fala do bispo de Los Teques, da Venezuela, bispo da Seção Juventude, do Celam, que abordou a opção pela Juventude mais em nível de América Latina, com toda a sua caminhada. Em seguida, quem falou foi nossa Secretaria Nacional (Hildete, que fiz uma fala brilhante) onde ela abordou mais a caminhada das Pastorais de Juventude. Depois dela tivemos a fala bonita e provocadora de Fernando Altemeyer, que retomou essa opção desde a construção do documento de Puebla e desde antes da organização das PJ's.

b) * Memória do caminho da opção a partir do depoimento de pessoas
(P. Jorge Boran, P. Hilário Dick e D. Eduardo) que já estiveram e estão no Setor Juventude a partir da experiência deles e do serviço que prestaram. Eu escutei o depoimento de Hilário. Foi muito massa ver a história de Hilário e de como ele assume para si a causa da juventude e de como por ela ele doou sua vida e ainda continua a doar. As falas dele, para mim, soaram como uma espécie de testamento (alguém que viveu a experiência e isso marca tanto a ele que ele não pode deixar de contar isso a outros/as). Vocês precisavam ouvir as palavras dele...

O segundo dia foi encerrado com uma Vigília em memória dos Mártires da Caminhada e com uma celebração ao sons do Brasil.

Sonhos e compromissos

O que moveu o terceiro dia do Seminário foram os Sonhos para os próximos anos da Opção pela Juventude. No início da manhã tivemos uma missa presidida por D. Mariano, bispo referencial da juventude no CELAM e, em seguida, tivemos uma mesa Redonda, com as seguintes pessoas:

1 - D. Mariano Parra - Bispo da Seção Juventude do CELAM. Falou sobre o III Congresso Latino-Americano de Jovens que acontecerá em Setembro de 2010 e de toda a caminhada dos Encontros Latino-Americanos da Pastoral da Juventude.

2 - Pe. Augusto Rios - Secretário da Seção Vida, Familia e Juventude, do CELAM -
Pe. Augusto, falou sobre o Projeto de Revitalização da Pastoral Juvenil na América Latina.

3 - Felipe Freitas. Felipe falou sobre a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens.

4 - Carmem Lucia Teixeira - Assessora Nacional do Setor juventude de
1998 a 2003. Carmem retoma o caminho de Puebla à Aparecida, tendo como centro a Vida da Juventude e o Seguimento a Cristo. A fala de Carmem, foi muito provocadora no sentido da Defesa da Vida da Juventude. A fala dela mexeu muito com todos/as. Além de testemunhal, muito profunda.

A partir das falas, fomos convidados/as a assumirmos como causa nossa a Campanha Nacional Contra a Violência e o extermínio de Jovens e o projeto de revitalização da pastoral Juvenil.

Após a mesa, houve uma mística na qual todos/as nós assumimos compromissos pessoais para a Opção pela Juventude. Foi muito bonito ver, nas fala das pessoas, que elas assumiam a Defesa da Vida da Juventude e assumiam para si e para seu grupo, pastoral e movimento, a causa juvenil e a defesa da Vida da Juventude.

Até logo

Após isso tivemos a fala do setor juventude nacional, avaliação e envio.O que marcou o Luis, quando ele pensar no Seminário Nacional de Puebla, são algumas pessoas que re-encontrei ou conheci, a memória do caminho da opção pela juventude, as falas das pessoas que assessoram o seminário, as celebrações, os rostos de quem se fez presente, os sorrisos, os abraços, as partilhas de vida, os compromissos e sonhos para a opção pela Juventude. As falas de Carmem, Tábata, Fernando, Alessandra, Hildete, Raquel, Paula, Joaquim, Alex, Vanessa e Hilário, seja nas plenárias ou em conversas particulares, me marcaram muito. Outra figura que me encantou foi a de D. Mariano, em sua alegria e encantamento pelo Brasil e pela Juventude. Para mim, as palavras que marcaram o encerramento do Seminário foi MISSÃO e luta pela Vida da Juventude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário