quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Morre Vera Lopes, sobrevivente da Ditadura Militar e integrante do CEBI

Sexta-feira, 22 de janeiro de 2010 - 22h43min

"Mulher cristã, sentiu na pele os horrores dos anos de chumbo. Ao partir, Vera nos deixa um legado legado humano-espiritual-profético significativo."

Com essas palavras, Frei Gilvander, do CEBI-MG, comunica o falecimento de Vera Lopes, ocorrido na data de hoje, 22 de janeiro, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Companheira de Eliseu Lopes, o "Abraão do CEBI", Vera foi uma grande batalhadora, lembra Frei Gilvander: "Como Integrante do GRAAL, enfrentou a ditadura militar. Os militares entendiam o GRAAL como sendo o Grupo Revolucionário Armado da América Latina. O GRAAL é sim revolucionário, mas no acompanhamento das mulheres marginalizadas."

Vera esteve presa durante dois meses em Belo Horizonte. Esforçando-se por superar os traumas dos porões da ditadura, ao lado de Eliseu Lopes, atuou na pastoral libertadora na Diocese Católica de Goiás, junto com a Equipe do bispo Tomás Balduino. Depois disso, dedicou vários anos de sua vida aos trabalhos do CEBI, no período em que a Secretaria Nacional esteve em Belo Horizonte.

Vera Lopes encontrava-se hospitalizada em Belo Horizonte desde o dia 26 de dezembro. Seu sepultamento acontecerá neste sábado, às 16h00, no Cemitério Kolina, em Belo Horizonte.

A seus três filhos, João, Isabel e Marcos, o carinho e a solidariedade da família do CEBI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário