segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Partilha do Seminário de Puebla.

Itapirapuã

Diocese de Goiás 13/12/2009



Olá companheiros/as de PJ, motivada pelo o Seminário de Puebla sinto no dever de partilha com vocês minha alegria de ter participado desse momento tão importante na caminha da Igreja, tendo em vista a opção pela a juventude e pelos pobres.

A chegada foi encantadora, pois foi bonito ver nos rostos dos jovens e das jovens que vinham trazendo na bagagem esperança, entusiasmo, sorriso, compromisso, e o abraço acolhedor. Logo mais veio as aberturas oficiais, acolhidas calorosa, de cada um, e cada uma, que se fazia presente.

Celebração de abertura, fomos convidados/as através da mística e do caminho de Jesus, a perceber os rostos, que se fazia presente na caminhada, de opção fundamental pelos/as jovens da América Latina.

No segundo dia pela manhã as tendas de Medellín, São Domingo e Aparecida, nós convida a escutar; JUVENTUDE POR ELAS MESMA: “Estas são minhas filhas preferidas, escutai-as”! “Esses são meus filhos preferidos, escutai-os.” Durante esse momento fomos convidados/as a fazer uma experiência de escuta, ouvir dos/as jovens como eles/as se sente acolhidos/as pela Igreja? Durante a Tarde na tenda de Puebla, Hildete(PJ nacional), Dom Mariano(CELAM) Dr. Fernando Altemeyer nós convida a fazer memória do caminho de opção pelos jovens na Igreja América Latina ‘ Nosso coração ardia quando ele falava pelo caminho” ( Lc.24) .

No terceiro dia pela manhã celebramos a ceia do senhor, após a belíssima celebração voltamos para a tenda de Puebla, onde Carmem Lucia (caju), Don Mariano Parra (CELAM) e Padre Augusto (CELAM), nós chama a reafirma o compromisso por mais trinta anos de opção da igreja, pelos jovens e pelos pobres. Compromisso é esse que exige uma ação evangelizadora cuidadosa, ( cuidar do outro). Aparte daí fomos enviados/as para a missão.

Todo caminhar do seminário fez com que viesse a surgi dentro de mim provocações, inquietação e questionamento, e ao ouvir a fala de Tabata ( PJE) que dizia:


*Quando a igreja ousa a sair do seu espaço para ir ao encontro do/a jovem, ela acolhe a juventude como um todo.

* precisamos ter ações evangelizadoras concretas no lugar em que estamos para poder mudar o mundo. Aparte daí, surgi sonhos de um novo modelo de Igreja. Talvez seja preciso que a Igreja passe por momentos de terremoto, ou seja, sai do lugar em que estamos para ir ao encontro da juventude, para acolher os/as jovens num processo de escuta, respeitando a diversidade juvenil, vivenciando a evangelização como Deus nos chama seguindo o exemplo do missionário Jesus Cristo com os discípulos de Emaus.


Nós que optamos por essa caminhada de evangelização e opção pela juventude devemos repensar ou ate mesmo DESAPRENDER, alguns métodos, para continuar a caminhada, de revitalização, das pastorais da juventude. Precisamos viver momentos de conversão (regressos a comunidade). Caro companheiro sinto, feliz de poder partilhar esses momentos com vocês, beijos.

Neth
Pastoral da Juventude Regional Centro oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário