quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Juventude da América Latina em luto.

Hoje partiu um amigo da Juventude: Pe. Horacio Penengo



Carol, jovem representante do Cone Sul na Equipe Latino Americana nos comunicou com tristeza a noticia da partida de um amigo querido, nosso e da juventude do Continente Latino Americano. Horacio, padre Salesiano, dedicou sua vida a Pastoral da Juventude no Uruguai, na América Latina foi o Secretário da Seção Juventude do Conselho Episcopal Latino Americano por vários anos. Esteve no Brasil, na Casa da Juventude assessorando nossos encontros. Temos publicado em nosso material Marcando História, alguns de seus escritos sobre Projeto de Vida.

Horácio gastou sua vida para que a juventude do Continente pudesse se organizar em Pastoral. Ele esteve nos dois Congressos da Juventude e foi uma voz profética na defesa dos jovens e dos pobres. Dedicou-se na elaboração do Marco Referencial da PJ do Continente "Civilização do Amor, Tarefa e Esperança".

Pe. Horacio esteve a frente do Instituto de Pastoral da Juventude do Uruguai Pablo VI por vários anos e participou dos encontros da Red Latino Americana de Centros e Institutos de Juventude.

Nós da Casa da Juventude nos unimos a todos/as jovens do continente, aos assessores/as, a toda Igreja do Uruguai, aos Salesianos e Salesianas, aos seus familiares neste tempo de passagem que provoca em nós muita dor diante do mistério da morte e da ressurreição. A partida de um amigo nos deixa no primeiro momento um vazio, a experiência dos discípulos, diante da morte e do túmulo de Jesus, vamos rezar, para que esta experiência de ressurreição seja concreta na vida da juventude do continente e em nossas vidas. Que a semente do Reino faça brotar em nós, esperança na Vida Eterna.



Carmem Lucia Teixeira
Coordenadora - CAJU 28/09/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário