quinta-feira, 22 de outubro de 2009

"Juventude em marcha contra a Violência!"

Vicariato de Silvânia celebra DNJ



O Dia Nacional da Juventude no Vicariato de Silvânia foi realizado no último domingo, dia 18 de outubro, com a participação de mais de 500 jovens. Na programação aconteceram momentos de oração e animação e os grupos para conversa sobre o tema do DNJ deste ano: Contra o extermínio da juventude” e lema: “Juventude em marcha contra a Violência”.

Os grupos foram articulados pelos três eixos que apontavam o subsídio de preparação para o DNJ: Violência entre os/as jovens e a exclusão social; Extermínio da Juventude e a Redução da Maioridade Penal e Jovens Construtores/ as da Paz e da Justiça. Dentro de cada eixo foram feitos cinco grupos, com temas diferentes.

Programação

Durante a manhã, foram organizados os grupos e depois do almoço. Houve a intervenção de um psicólogo que falou sobre afetividade e sexualidade. Depois, os grupos prepararam bandeiras para a marcha que culminou com a celebração da Eucaristia. Logo após, os jovens retornaram para suas cidades, motivados para continuarem na luta pelos direitos da juventude.

A realização do DNJ foi do Setor Juventude do Vicariato, composto pela Pastoral da Juventude; Renovação Carismática Católica (RCC) e Encontro de Jovens com Cristo (EJC). Todas as comunidades e paróquias enviaram representantes. Mais informações e fotos estão no site da Pastoral da Juventude do Vicariato.


Confira os grupos de trabalho

1º Eixo: “Violência entre os/as jovens e a exclusão social”

Violência no Ensino Médio (Bullying); Violência Juvenil e Drogas; Violência e Trabalho Escravo nas Áreas Rurais; Violência Juvenil: Orkut, YouTube e MSN e Violência Juvenil e Exploração Sexual.


2º Eixo: “Extermínio da Juventude e a Redução da Maioridade Penal”

Juventude contra a Cultura de Morte; Ser Jovem no Brasil com Direitos; Juventude, Igreja e redução da Violência; Juventude e Diálogos com Adultos; Juventude e Crimes: Vitima ou Causa.


3º Eixo: Jovens Construtores/ as da Paz e da Justiça

Juventude e Amizade com jovens de outras igrejas/religiões na luta contra a Violência; Educação, Esporte e Lazer, vão diminuir a Violência? Conversas entre os Filhos Jovens e os Pais para diminuir a Violência; Drogas, Prostituição, Marginalidade e Homicídios lutar contra: Um Compromisso Juvenil pela Vida e Conhecer os Direitos para Defender da Violência Policial.


Nenhum comentário:

Postar um comentário